ORGANIZAÇÃO ORIENTADA PARA O MERCADO: UM ESTUDO DA BAKOF INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE FIBERGLASS LTDA

Carine Maria Senger, Andréa Zamin Saad, Igor Senger, Lurdes Marlene Seide Froemming

Resumo


O presente estudo tem por objetivo ilustrar os traços de orientação para o mercado da empresa Bakof Indústria e Comércio de Fiberglass Ltda, localizada na região do Médio Alto Uruguai do estado do Rio Grande do Sul, a partir de um modelo teórico. Para tanto, utiliza-se da percepção da coalizão dominante e busca constituir seu perfil através da identifi cação das principais práticas que contribuem para o processo de orientação para o mercado e performance da organização, considerando a influência dos fatores internos e externos, bem como do ambiente no qual a mesma está inserida. A identifi cação dessas práticas e de suas respectivas características se dá a partir de relevante referencial teórico. A metodologia utilizada emprega como orientação fi losófi ca, a perspectiva humanista dentro do caráter subjetivo, com abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo de caso que utiliza determinados procedimentos com o intuito de coletar e analisar os dados. Constitui-se, também, num estudo complementar, realizado paralelamente a um estudo longitudinal e biográfico, que objetivou investigar o processo de adaptação estratégica e mudança organizacional. Os resultados apontam que os processos de inovação e adaptação ao mercado são contínuos na organização em estudo, com intenção de satisfazer as necessidades dos clientes e antecipar-se aos concorrentes. Trata-se de uma cultura orientada para o mercado que busca gerar inteligência num ambiente competitivo a partir de habilidade de detectar padrões emergentes e ajudá-los a tomar forma.

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The present study aims at illustrating the traces of orientation for the market of Bakof company Industry and Commerce of Fiberglass Ltd, located in the region of the High Medium Uruguay of Rio Grande do Sul state, from a theoretical model. Therefore, it is used the perception of the dominant coalition trying to constitute its profi le through the identifi cation of the main practices which contribute for the process of orientation to the market and organization performance, taking into consideration the infl uence of internal and external factors, as well as the environment in which it is inserted. The identifi cation of these practices and their respective characteristics is given from relevant theory. The methodology is based on a philosophical orientation, the humanist subjective perspective in a qualitative approach. It is a case study with procedures of collecting and analyzing data. It is also a complementary study carried out parallel to a longitudinal and biographical study, aimed at investigating the process of strategic adaptation and organizational change. The results point out that the processes of innovation and adaptation to the market are continuous regarding the organization, with the intention of meeting the needs of the customers and prospective competitors. It is a culture guided to the market which intends to generate intelligence in a competitive environment from the ability to detect emergent standards and to help them to take form.


Palavras-chave


Marketing; Criação de Valores; Cliente; Orientação.

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ISSN 2317-6083