ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS LEVES E NOVOS: UMA ANALISE A LUZ DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER (1986)

Ricardo Antonio De Marco, Gustavo Guisolphi, Rodrigo Pecinato

Resumo


Esse estudo teve como objetivo analisar as estratégias competitivas utilizadas pelas concessionárias de automóveis leves novos na região oeste de Santa Catarina à luz das estratégias genéricas de Porter (1986). Para atingir esse propósito, utilizou-se da pesquisa qualitativa optando-se pelo estudo de caso exploratório. A pesquisa foi realizada num município em que atualmente estão instaladas cinco concessionárias: Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Ford e Kia. Foram entrevistados os proprietários/dirigentes que, por meio de perguntas semiestruturadas, discorreram sobre o posicionamento estratégico das concessionárias. A análise dos dados foi realizada a partir do método dedutivo segundo os preceitos de estratégias genéricas de Porter (1986). A pesquisa demonstrou que as concessionárias representantes das marcas: Fiat, Chevrolet e Volkswagen, utilizam a estratégia de custos, visto o direcionamento voltado para a liderança de mercado por meio da priorização de altos volumes de compras para baixar os custos de aquisição, o foco na busca pelo maior volume de vendas, maior valorização dos veículos usados envolvidos na troca por veículos novos e agressividade na realização de campanhas de marketing. Em outro norte, as concessionárias Ford e Kia caracterizam suas estratégias pela diferenciação, posicionamento que se configurou pela fuga da guerra de preços, a valorização de elementos diferenciais tecnológicos, inovação e qualidade dos produtos e na prestação de serviços.

Palavras-chave


Estratégia. Estratégias Competitivas. Estratégias Genéricas. Setor automotivo.

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ISSN 2317-6083