ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS LEVES E NOVOS: UMA ANALISE A LUZ DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER (1986)
Resumo
Esse estudo teve como objetivo analisar as estratégias competitivas utilizadas pelas concessionárias de automóveis leves novos na região oeste de Santa Catarina à luz das estratégias genéricas de Porter (1986). Para atingir esse propósito, utilizou-se da pesquisa qualitativa optando-se pelo estudo de caso exploratório. A pesquisa foi realizada num município em que atualmente estão instaladas cinco concessionárias: Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Ford e Kia. Foram entrevistados os proprietários/dirigentes que, por meio de perguntas semiestruturadas, discorreram sobre o posicionamento estratégico das concessionárias. A análise dos dados foi realizada a partir do método dedutivo segundo os preceitos de estratégias genéricas de Porter (1986). A pesquisa demonstrou que as concessionárias representantes das marcas: Fiat, Chevrolet e Volkswagen, utilizam a estratégia de custos, visto o direcionamento voltado para a liderança de mercado por meio da priorização de altos volumes de compras para baixar os custos de aquisição, o foco na busca pelo maior volume de vendas, maior valorização dos veículos usados envolvidos na troca por veículos novos e agressividade na realização de campanhas de marketing. Em outro norte, as concessionárias Ford e Kia caracterizam suas estratégias pela diferenciação, posicionamento que se configurou pela fuga da guerra de preços, a valorização de elementos diferenciais tecnológicos, inovação e qualidade dos produtos e na prestação de serviços.
Palavras-chave
Estratégia. Estratégias Competitivas. Estratégias Genéricas. Setor automotivo.
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ISSN 2317-6083