A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A IMPORTÂNCIA DO MARKETING SOCIAL

Lurdes Marlene Seide Froemming, Nevil Queiroz de Souza

Resumo


Há um reconhecimento crescente, de que a responsabilidade social corporativa (RSC) tem papel importantíssimo sobre as comunidades, principalmente as mais pobres e sobre o meio ambiente, temas que tem gerado inúmeros estudos. Neste artigo vamos analisar a responsabilidade social sobre o ponto de vista do marketing social, este visto como um dos principais aliados da RSC; avaliar-se-á o impacto que esta tem sobre os Stakeholders, e o interesse ou a necessidade que as organizações têm de manterem-se em sintonia com os acionistas, mas sem perder de vista as questões ligadas a meio social e ambiental. Tratando-se de um artigo conceitual, busca-se relacionar as quatro faces da RSC, abordados por Carroll (1991) – econômica, legal, ética e filantrópica– à abordagem de Marketing Social calcados principalmente em Kotler (1971).

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There is increasing recognition that corporate social responsibility (CSR) has an important role on communities, especially on the poorest ones and on the environment. These issues have generated numerous studies. In this article we analyze the social responsibility on the point of view of social marketing, which is seen as a key ally of corporate social responsibility. The impact of RSC on stakeholders is accessed as well as organizations´ interest or need to remain in line with the shareholders, without losing sight of issues related to the social milieu and to the environmen. This is a conceptual article seeks to link the four sides of the RSC, discussed by Carroll (1991) – economic, legal, ethical and philanthropic– to the approach to social marketing based, especially, mainly on Kotler (1971).

 


Palavras-chave


Responsabilidade Social Corporativa, Marketing Social, Cidadania Corporativa.

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ISSN 2317-6083