CATEGORIAS ESTRATÉGICAS PARA COMPOR AS DIMENSÕES PRODUTO E MERCADO QUE CONTRIBUEM PARA A COMPETITIVIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE CATARINENSE: UM CONSTRUTO TEÓRICO

Cherilo Dalbosco, Gerson Rizzatti, Pedro Antonio de Melo

Resumo


Esta pesquisa teve como foco central o estudo das pequenas e médias indústrias do vestuário do oeste catarinense. O objetivo geral foi sistematizar categorias estratégicas para compor as dimensões produto e mercado que contribuem para melhoria da competitividade das empresas deste segmento industrial. Trata-se de um estudo inédito, pois não existia até então, uma proposta com tal objetivo ou finalidade. O método utilizado ou empregado na pesquisa foi de caráter exploratório e bibliográfico. Buscou-se inicialmente identificar e analisar categorias estratégicas que compõem o binômio produto e mercado que integra o sistema de gestão das pequenas e médias indústrias do vestuário do oeste de Santa Catarina. A partir destes procedimentos, procurou-se apresentar uma proposta final que se constitui num instrumento para auxiliar os empresários na perspectiva do desen-volvimento de ações voltadas ao planejamento, e que podem ser utilizadas em estudos complementares, visando buscar sua aplicação e aperfeiçoamento em termos de operacionalização, ou de adequação às peculiaridades de cada empresa.

-

This research had as its object the study of small and medium size clothing industries in the west of Santa Catarina. The goal was to systematize strategic categories for the product and market dimensions, so as to contribute to the improvement of competitiveness of the enterprises in this industrial sector. This study is unique because it is the first time a proposal of this nature is presented. The method used in the study was exploratory and bibliographic. It initially sought to identify and analyze strategic categories that make up both the product and the market for the management system of small and medium sized clothing industries in the west of Santa Catarina. The study sought, thence, to present a final proposal that represents a tool to assist the entrepreneurs to develop actions directed to planning. These proposals may be used in further studies, so as to implement and improve them in terms of operation, observing their adaptation to the peculiarities of each company.


Palavras-chave


Categorias estratégicas. Competitividade. Indústrias do vestuário.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

ISSN 2317-6083