ANÁLISE DE CUSTOS PELOS MÉTODOS DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO E VARIÁVEL: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BONFANTI TELHAS DE CONCRETO LTDA.

Evaldir Tiburski, Nilton Bonfanti, Márcio André Fontaniva

Resumo


O presente trabalho apresenta como abordagem principal a Administração de Custos. Trata-se de um estudo de análise de custos através dos métodos de custeio por absorção e variável, com o objetivo de verificar e analisar os custos de produção e comercialização dos produtos, o impacto gerado pelas despesas tributárias no preço de venda, a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio da empresa Bonfanti Telhas de Concreto Ltda. A metodologia de trabalho utilizada classifica-se como estudo de caso, com enfoque quantitativo e qualitativo, na qual foram utilizados os procedimentos de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e contatos diretos como ferramentas para coletar dados. Os dados foram analisados e interpretados de forma que evidenciassem as relações de associação da teoria com a prática. Na análise dos resultados foi realizada a separação de todos os gastos da empresa, em custos ou despesas, diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. Também se analisou o impacto da carga tributária na formação do preço de venda dos produtos, o cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio da empresa. Como recomendações foi sugerido que a empresa Bonfanti Telhas de Concreto Ltda desenvolva um programa de informática com base nas informações da análise de resultados, possibilitando assim uma melhor gestão de custos.

-

This work has as its main approach cost administration. It is a cost analysis through the absorption costing and variable methods, with the objective of verifying and analyzing cost production and the commercialization of goods, the impact generated by tax expenses on sale price, contribution margin and point of balance in Bonfanti Telhas de Concreto Ltda. This is a case study, with quantitative and qualitative focus; procedures of documental and bibliographical research, as well as direct contacts were used as tools for data collection. Data were analyzed and interpreted so as to put in evidence the relationships between theory and practice. Analysis involved the separation of all of the company expenses in cost/expense, direct or indirect, fixed or variable. The impact of the tax burden on the final price, sale of goods, calculation of the contribution margin and the company´s balance point was also studied. Suggestion for the company to develop a computer program based on the information provided by data analysis was given, so that it reaches a better cost administration.


Palavras-chave


Administração de custos, Margem de contribuição, Ponto de equilíbrio, Custeio por absorção, Custeio variável.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

ISSN 2317-6083