O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO ATO DE PRESENTEAR

Luciano Zamberlarí, Lurdes Marlene Seide Froemming, Ariosto Sparemberger, Leneidi Fátima Preto, Maglioni Beatriz Pretoi

Resumo


O objetivo do presente estudo é identificar o comportamento dos consumidores de Santa Rosa/RS, quanto à compra de presentes, com base na análise e descrição dos elementos que influenciam esse processo. 0 estudo utilizou-se de pesquisas qualitativas através do método de entrevistas tipo grupos de foco a uma amostra não-probabilística por julgamento. As entrevistas seguiram um roteiro semi-estruturado para que a discussão pudesse ser desenvolvida. A pesquisa quantitativa foi direcionada a uma amostra não-probabilística por conveniência, composta por 404 respondentes. O questionário foi estruturado com 142 questões, sendo parte destas a caracterização do entrevistado. Para coleta destes dados, utilizou-se o método survey. Os aspectos avaliados

 

The goal of this study is to identify consumer behavior regarding gift purchase, based on the analysis and description of the elements that influence this process. The study used qualitative research through focus group interviews on non-probability samples. The interviews followed a semi-structured script, so as to allow discussion. The quantitative research was addressed to a non-probabilistic sample per convenience, formed by 404 people. The questionnaire was structured with 142 questions, and part of the questions sought to describe the interviewees profile. The survey method was used for data collection. The evaluated aspects were: occasions in which people use to give gifts most, messages and expectations before the act of gift giving, attributes of a good gift, goods used as gifts for men, women and children, most frequently used sources for gift purchasing, and gifts that the interviewees most/least like to receive. Collected data allowed us to develop data interpretation and analysis, revealing important aspects of consumer behavior which are inherent to the act of gift giving.

foram: ocasiões em que as pessoas mais costumam presentear, mensagens e expectativas diante do ato de presentear, atributos de um bom presente, produtos utilizados como presentes para homens, mulheres e crianças, fontes de informações mais utilizadas para compra de presentes e presentes que o entrevistado mais e menos gostaria de receber. De maneira geral, através dos dados coletados, foi possível desenvolver uma interpretação e análise, revelando importantes aspectos inerentes ao comportamento do consumidor diante do ato de presentear.-

Palavras-chave


Comportamento do consumidor, Ato de presentear, Varejo.

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ISSN 2317-6083