SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E O PROCESSO DECISÓRIO: UM ESTUDO DE CASO

Alessandra Zanatta, Cristiane Botezini Albarello, Nestor Henrique De Cesaro

Resumo


Este artigo resulta do relatório de conclusão do curso de administração, configurando estudo de caso em Sistemas de Informação, como ferramenta de apoio ao processo decisório. O objetivo principal foi analisar as atividades envolvidas no processo gerencial, considerando a estrutura existente, para propor um sistema de informação capaz de aprimorar a eficiência interna, maximizar informações no otimizar decisório. Na metodologia, descreveu-se um estudo de caso, através de pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo, sendo os dados provenientes da pesquisa informal, observação direta e análise documental, formatada na interpretação qualitativa. Para o desenvolvimento do trabalho foram analisadas as contribuições e as limitações do sistema existente. A partir da análise, a proposta de novo sistema buscou suprir limitações, considerando como elementos importantes a qualidade e utilidade do sistema para o usuário e a integração dos subsistemas administrativos, para a agilidade das operações/transações corriqueiras, melhoria dos controles internos, para que as informações se convertam em decisões gerenciais estruturadas. Entretanto, ao passo que a tecnologia da informação constitui melhoria efetiva na gestão, é necessário que as pessoas envolvidas se adaptem, através de capacitação que permita não apenas uma correta alimentação e processamento de dados como interpretação das informações geradas, além de desenvolver a visão da responsabilidade, autoridade, comunicação e de decisão. A tecnologia e a empresa devem formar um processo conjunto para agregar valor aos serviços e buscar a satisfação dos clientes, já que estas evidenciam razão de ser.

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This article results from a final paper, written as one of the requirements for graduation in Administration. It is a case study in Information Systems, seen as a tool to support the decision-making process. The main objective is to analyze the activities involved in the management process, considering its present structure, so as to propose an information system that will improve internal efficiency and optimize the decision making process. A case study is described through descriptive, bibliographical research and field research. Data was obtained from informal research, direct observation and documentary analysis, subjected to qualitative interpretation. In the sequence, contributions and limitations of the existing system were analyzed. As a result, a new system was proposed, having as it is goal supplying former system limitations. The quality and utility of the system for the user, and the integration of administrative subsystems were considered vital to speed current transactions and operations and to improve internal controls, so as to convert information into structuralized management decision. Information technology provides effective improvement in management; however, it is necessary that people be qualified in what concerns data feed and processing and in the interpretation of the data thus generated. Besides, personnel should develop a sense of responsibility, authority, communication and decision-making. The use of technology and qualified personnel must, together, join efforts to add value to the services offered and to search customer satisfaction, which is the reason of being of any business.


Palavras-chave


Informação, Sistemas de informação, Processo decisório, Tecnologia da informação.

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ISSN 2317-6083