VISÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Domingos L. Palma, Denise Zanatta

Resumo


A visão é uma mensagem empresarial daquilo que os diretores e funcionários aspiram sobre a empresa, direcionando os funcionários e delimitando comportamentos que tornam-se essenciais. O presente estudo, objetivou constatar a existência da visão em uma organização, bem como, detectar o planejamento e envolvimento dos funcionários na definição dessa visão. Neste estudo foram realizadas duas entrevistas estruturadas: com o diretor proprietário e dois funcionários, em uma empresa de autopeças da região do Alto Uruguai – (RS). Verificou-se, desta forma, que a empresa tem uma visão definida e, em conseqüência, os funcionários estabelecem metas a serem cumpridas, adotam comportamentos adequados a fim de alcançar os objetivos traçados pela empresa, orientando, então, a um único rumo.

-

Vision is an enterprising message of what managers and employees aspire to the enterprise, guiding the employees and delimiting attitudes which become essential. The present paper aims at verifying the existence of vision in an organization, as well as the planning and involvement of employees in defining this vision. Interviews were carried out: with the manager and two employees in a hardware enterprise of Alto Uruguai region – (RS). It was noticed, this way, that the enterprise has a defined vision and, consequently, the employees establish goals to be fultilled and adopt proper behavior in order to reach the objectives projected by enterprise, orienting to a common course.


Palavras-chave


visão; comportamento organizacional; cognição e comportamento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

ISSN 2317-6083