A POSTURA ESTRATÉGICA E A FORMA DE COMPETITIVIDADE EM INDÚSTRIAS DE TRANSFORMAÇÃO NA REGIÃO DE FREDERICO WESTPHALEN

Marcio Antonio Studzinski, Adelar Markoski

Resumo


Este trabalho visou, em seu objetivo geral, identificar a postura estratégica das indústrias de transformação na região de Frederico Westphalen, sua forma competitiva e a sua adequada interação com o ambiente de negócios. Objetivou, também, discutir a pertinência da postura estratégica encontrada e a forma competitiva empregada. Esta pesquisa justificou-se pela necessidade de uma investigação com foco na micro e pequena empresa regional, pois trata-se de um universo relativamente desconhecido para o ambiente acadêmico. Desta forma, foi possível fortalecer o ensino no curso de Administração com a inserção de professores e pesquisadores no ambiente empresarial. Como base conceitual utilizou-se a classificação proposta por Miles e Snow (1978) para os quais as empresas frente ao ambiente podem adotar posturas estratégicas defensiva, prospectiva, analítica e reativa. Para investigar a forma de competitividade utilizou-se a metodologia de Porter (1998). Para esse autor uma empresa em relação ao seu ambiente pode competir em custo, diferenciação e enfoque. A pesquisa foi constituída de pesquisa bibliográfica e estudo de campo onde foram aplicados questionários a uma amostra de 45 empresas (20% da população). Ficou evidenciado, entre as indústrias pesquisadas, que a postura estratégica defensiva e a competição em custos são modelos adotados. Os dados levantados corroboraram os modelos teóricos, para os quais a postura estratégica prospectiva e competição em custos são inadequadas para as pequenas empresas. Constatou-se, ainda, que a maioria das empresas compete em enfoque e estrategicamente tem posturas defensivas e reativas. Com raras exceções encontrou-se empresas competindo em diferenciação e com postura prospectiva. As posturas estratégicas defensivas e reativas, são posturas que tendem ser utilizadas por empresas pouco inovadoras, para se manterem no mercado. Neste caso, essas estratégias não permitem a competição em custos. Isto traduziu a pouca competitividade dessas empresas, limitadas em termos de porte, recursos financeiros e tecnológicos, no mercado em que atuam.

-

This work sought, in your general objective, to identify the strategic posture of the process industries in the area of Frederico Westphalen, your competitive form and appropriate interaction of these to the atmosphere of businesses. It aimed at, also, to discuss the pertinence of the found strategic posture and the form competitive maid. This research was justified for the need of an investigation with focus in the personal computer and small regional company, because it is treated of a relatively unknown universe for the academic atmosphere. This way, it was possible to strengthen the teaching in the course of Administration with the teachers’ insert and researchers in the managerial atmosphere. As conceptual base was used the classification proposed by Miles and Snow (1978) for which the companies front to the atmosphere can adopt postures strategic defensive, prospective, analytic and it reactivates. To investigate the form of competitiveness the methodology of Porter it was used (1998). For this author a company in relation to your atmosphere can compete in cost, differentiation and focus. The research was constituted of bibliographical research and field study where were applied questionnaires to a sample of 45 companies (20% of the population). It was evidenced, among the industries researched that the defensive strategic posture and the competition in costs are adopted models. The lifted up data corroborated the theoretical models, for the ones which, the prospective strategic posture and competition in costs are inadequate for the small companies. It was verified, still, that most of the companies competes in focus and strategically it has defensive postures and you reactivate. With rare exceptions it was companies competing in differentiation and with prospective posture. The defensive strategic postures and you reactivate, they are postures that tend to be used by companies a little innovative, for if they maintain at

the market. In this case, these strategies don’t allow the competition in costs. This translated the little competitiveness of these limited companies in load terms, financial and technological resources, in the market in that act.

Palavras-chave


Postura Estratégica, Competitividade, Indústrias de Transformação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

ISSN 2317-6083