AS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÕES DE SARANDI - RS EM UMA PERSPECTIVA DE REDE

Adelar Markoski

Resumo


Este artigo é o resultado de uma pesquisa realizada em micro, pequenas e médias empresas que formam a indústria de confecções de Sarandi - RS, visando identificar as potencialidades das indústrias de confecções de Sarandi em relação a uma perspectiva de rede, visando agregar valor aos produtos e proporcionar competitividade às organizações. As empresas nas quais foi aplicada a pesquisa foram identificadas junto aos cadastros da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial e Industrial do município de Sarandi. O universo das indústrias que atuam na área de confecções do município é formado por 45 empresas. A pesquisa foi aplicada em 39 empresas (86,67% do total). Este número foi definido de acordo com a aceitação e disponibilidade dos dirigentes em fornecer as informações solicitadas. Trata-se de uma pesquisa descriti-va; foram realizadas inicialmente entrevistas em profundidade, não estruturadas, com os principais atores responsáveis pela criação das indústrias de confecções no município. Posteriormente, foi aplicado um questionário aos dirigentes das organizações. Ficou evidenciado, o reconhecimento que para o fortalecimento da competitividade dos dias atuais faz-se necessário por parte dos empresários de uma atuação além da empresa, o que sugere uma atuação em rede. Neste sentido, identificouse inúmeras ações realizadas até então, bem como, o espírito da comunidade empresarial aberto para tal. Com base no exposto, o presente estudo é aprofundado nesta direção.

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This paper is the result of a research accomplished in small and medium companies that shape the textile industry for the city of Sarandi – RS, aiming at identify the strategic posture of the organizations in a net enterprise perspective, trying to aggregate value to the products to face the current competitive environment. The companies, where the research was applied, were identified through the City Hall and the Commercial and Industrial Association of Sarandi municipality, totaling 45 companies. The research was applied in 39 companies ( 86,67% of the total). This number was defined in agreement with the acceptance and the directors ’ readiness in supplying the requested information. It is a descriptive research. At first, random interviews with the main actors responsible for the creation of the textile industries were accomplished. Later on, a questionnaire was applied to the directors of the organizations. It was evidenced that, in order to invigorate the nowadays competitiveness, it is necessary that the entrepreneurs act beyond the company,

suggesting a performance in flexible nets. In this sense, we could verify that such actions are being performed, and the community’s spirit is open for such. The present study focuses on that.

Palavras-chave


Indústrias de Confecções, Rede de Empresas, Competitividade.

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ISSN 2317-6083