ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO DOS PROFISSIONAIS NO RAMO ODONTOLÓGICO DE FREDERICO WESTPHALEN/RS

JAQUELINE BROC, CLEOMAR MARCOS FABRIZIO

Resumo


O presente artigo trata do ramo da prestação de serviços teve por finalidade analisar e compreender o pensamento estratégico dos profissionais no ramo odontológico de Frederico Westphalen – RS. Também pretendeu verificar como foram concebidas estas estratégias pelo prestador de serviço autônomo ou administrador da clínica odontológica no município de Frederico Westphalen – RS. Entre os objetivos deste artigos foi de buscar entender na visão de um profissional formado para exercer a prática odontológica, quais estratégias competitivas são usadas para a boa gestão e eficácia do empreendimento e, se não as usam, identificar e analisar a construção do conhecimento administrativo e de planejamento destes gestores visto que, apesar de possuírem em conjunto com sua formação para odontologista matérias de gestão, o foco da formação ainda é voltado para a prestação do serviço e não na capacidade administrativa que este profissional precisa ter somado com a especialização. Quanto à metodologia, o artigo é de natureza aplicada e a abordagem do problema foi qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos e fins é uma pesquisa descritiva e exploratória e quanto aos meios e procedimentos técnicos ela caracteriza-se por ser uma pesquisa de campo. Para a análise, foram aplicados questionários para obter informações dos gestores das clínicas e empresas odontológicas a respeito dos métodos utilizados para gestão, nível de conhecimento administrativo estratégico e quais ferramentas são usadas. A análise quantitativa foi através de gráficos conforme respostas produzidas pelos entrevistados.O trabalho de campo restringe-se as clínicas odontológicas instaladas e cadastradas no município de Frederico Westphalen – RS.


Palavras-chave


Prestação de Serviços. Gestão Estratégica. Ramo Odontológico. Planejamento. Administração de Serviços.

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ISSN 2317-6083