CERVEJA ARTESANAL VERSUS COMERCIAIS: UM TESTE CEGO DE DEGUSTAÇÃO NA REGIÃO CARBONÍFERA DO RIO GRANDE DO SUL

Allan Pires Marek, Helio Radke Bittencourt, Gustavo Inacio de Moraes

Resumo


O mercado de cervejas artesanais tem experimentado forte crescimento no país, oferecendo ampla diversidade de opções para diferentes segmentos, tanto no que se refere à qualidade como ao preço. Neste cenário, este trabalho tem por objetivo identificar a demanda de consumo e aceitação de uma cerveja artesanal na região carbonífera do estado do Rio Grande do Sul. O trabalho consiste de um levantamento com proprietários de bares da região para levantar as marcas mais consumidas. Deste levantamento foram extraídas as três marcas que, juntas, correspondem a 87% do mercado considerado. Estas marcas foram comparadas por meio de um teste cego de degustação a uma cerveja artesanal realizado por 20 avaliadores. Os resultados apontaram maior preferência pela cerveja artesanal, com superioridade em todos os quesitos levantados. De acordo com o levantamento, existe demanda na região para cervejas artesanais, mas a maioria dos avaliadores não estaria disposta a pagar mais do que 25% do preço de mercado por isso.

Palavras-chave


Cerveja artesanal; Pesquisa de marketing; Teste cego de degustação

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ISSN 2317-6083