CONSÓRCIO DE EXPORTAÇÃO COMO ALTERNATIVA DE INTERNACIONALIZAÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS

Lidiane Cristina Juchnievski

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar as vantagens à pequena empresa da internacionalização por meio do Consórcio de Exportação. Para a pequena empresa, que em sua grande maioria  não está preparada para se lançar no mercado internacional por conta própria, o consórcio de exportação é uma opção interessante de internacionalização, visto que empresas que são concorrentes no mercado interno tornam-se aliadas no mercado externo. Ele viabiliza o ingresso no mercado internacional porque os riscos são assumidos e partilhados por todas as integrantes e promove ações como identificação da capacidade exportadora, adequação do produto à exportação e estudo e análise dos potenciais mercados. Os custos de participação em feiras e de promoção no exterior também são igualmente rateados entre as mesmas. Além de obter nessa parceria criada pelas integrantes à Rede de Cooperação a oportunidade de se lançar em mercados internacionais, diminuindo a dependência única do mercado interno, a participação proporciona às empresas associadas maior competitividade frente a seus concorrentes, tanto internos quanto externos, e aumento no seu desempenho pela melhora no processo de gestão, redução de custos, maior poder de negociação com seus fornecedores e aumento da qualidade de seu produto. O estudo teve como base a pesquisa descritiva, descrevendo as vantagens e os benefícios do assunto abordado e como fonte de pesquisa para a elaboração do mesmo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, coletando-se os dados em livros, artigos e buscas na internet.


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ISSN 2317-6083