QUALIFICAÇÃO E INOVAÇÃO NO SETOR DE DEPARTAMENTO DE PESSOAL: IMPLANTAÇÃO DA ISO 9001

Luis Adriano Rodrigues

Resumo


Esse artigo tem objetivo detalhar a qualificação e inovação no setor de departamento de pessoal a partir da implantação da International Organization for Standardization 9001, no qual seu impacto traz crescimento e estruturação na empresa. A metodologia utilizada foi um estudo de caso realizado em uma indústria de lençol térmico no noroeste do Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos através de análises de documentos fornecidos junto ao departamento de pessoal. O sistema de Gestão de Qualidade exigido pela norma ISO 9001 foi implantado mediante auxílio dos colaboradores, onde em todos os setores foram organizados e registrados os processos executados pelos mesmos. Esse levantamento possibilitou a criação pelo departamento de pessoal dos perfis de cargos e também dos possíveis treinamentos que foram incluídos nos planos de treinamento. Porém, foi realizado um levantamento de dados que indica que rotatividade dos colaboradores não diminuiu no presente ano. Pode-se concluir que mesmo com rigorosos controles de qualidade e possíveis certificados, os colaboradores estando em plena sincronia, desenvolvendo treinamentos e aprimoramentos, não se assegura o crescimento de uma empresa, pois não se consegue interferir em um fator externo, tal qual como o clima, ou crise econômica. Nesse sentido, considerando as limitações de uma organização de pequeno porte, sugere-se que a mesma desenvolva produtos que não sejam tão influenciados por fatores externos, e possam atingir outros mercados, para que a produção desses novos produtos aliada a rigorosa gestão de qualidade, juntamente com o desenvolvimento dos colaboradores, inverta o quadro atual de rotatividade.


Palavras-chave


Rotatividade de pessoal; ISO 9001; controles internos.

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ISSN 2317-6083