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Diretrizes para Autores

Política Editorial


A Revista de Engenharia, Computação e Tecnologia (RECeT) é um periódico científico semestral e interdisciplinar promovido e mantido pelo Departamento de Engenharia e Ciência da Computação (DECC) da URI – Câmpus de Frederico Westphalen. Aceitam-se submissões de pesquisadores doutores, mestres e especialistas. Acadêmicos de graduação e demais profissionais das áreas de Engenharia, Computação e/ou afins poderão submeter artigos desde que mantendo algum pesquisador doutor, mestre e/ou especialista como coautor.

Os trabalhos submetidos deverão estar escritos nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola. As modalidades aceitas para publicação são:

1) Artigos Científicos - Serão aceitos artigos inéditos, não publicados em outros veículos, ou artigos que estendem potencialmente trabalhos anteriormente realizados. Como sugestão e não restrito a isso, o texto pode conter as seguintes informações:

- Resumo.
- Palavras-chave.
- Abstract.
- Keywords.

- Seção 1: Introdução (Deve determinar o propósito do estudo e oferecer uma breve visão do que será tratado no texto, justificando a realização do estudo).

- Seção 2: Fundamentação teórica e/ou contextualização (Por exemplo, digamos que o autor está falando sobre certificados digitais. Aqui o autor pode falar de conceitos ligados a segurança, por exemplo).

- Seção 3: Soluções existentes (estado da arte)
- Demonstrar soluções existentes que não satisfazem as necessidades ou resolvem os problemas existentes
- Discussão da literatura

- Seção 4: Nova arquitetura/técnica/etc.
- Requisitos possíveis:
- Alto desempenho
- Escalabilidade
- Acurácia
- Custo
- ...

- Seção 5: Verificação, validação e protótipo
- Verificar (se possível) valores:
- Qualitativos
- Quantitativos
- Provas matemáticas e simulações
- Formalismo
- Protótipo
- Experimentos
- Comparar com as soluções existentes (se possível)
- Discussões (se necessário criar uma seção de discussões for a dessa seção)

- Seção 6: Conclusões
- Trabalhos futuros

- Referências.

2) Revisões Bibliográficas - Serão aceitos trabalhos que apresentam o estado-da-arte de determinado tema, paradigma, assunto, etc., levando em conta a apresentação e discussão de problemas, hipóteses, propostas, possíveis soluções, entre outros objetivos considerados relevantes. Como sugestão e não restrito a isso, o texto pode conter as seguintes informações:

- Resumo.
- Palavras-chave.
- Abstract.
- Keywords.

- Seção 1: Introdução (Deve determinar o propósito do estudo e oferecer uma breve visão do que será tratado no texto, justificando a realização do estudo).

- Seção 2: Fundamentação teórica e/ou contextualização (Por exemplo, digamos que o autor está falando sobre certificados digitais. Aqui o autor pode falar de conceitos ligados a segurança, por exemplo).

- Seção 3: Arquitetura/Taxonomia (isto é, elementos que estão presentes em certificados digitais, por exemplo criptografia, validade, benefícios, etc.).

- Seção 4: Aspecto 1 (isto é, a criptografias/chaves) (Discuta a literatura: Abordagens Gerais; abordagens específicas para o contexto. Esta seção está relacionada com os itens apresentados nas subseções 3).

- Seção 5: (se existir) Aspecto 2 (ou seja, a validade) (Discuta a literatura: Abordagens Gerais; abordagens específicas para o contexto. Esta seção está  relacionada com os itens apresentados nas subseções 3).

- Seção 6: (se existir) Aspecto n ...

- Seção 7: Discussão e casos em aberto (se necessário dividir esta seção em duas [ou mais] seções).

- Seção 8: Conclusões.
- Lições aprendidas (O que vamos/podemos fazer e o que vamos/podemos fazer diferente).

- Referências.

3) Estudos de Caso - Serão aceitos artigos que descrevam ou analisem a aplicação/implantação de processos, técnicas, métodos, sistemas e/ou ferramentas que contribuam significativamente para o conhecimento nas áreas de engenharia e ciência da computação. Devem ser apresentados de forma analítica e objetiva. Devido a diversidade de possibilidades, não há sugestão clara de estrutura. No entanto, recomenda-se os elementos mínimos:

- Resumo.
- Palavras-chave.
- Abstract.
- Keywords.
- Introdução.

… Seções conforme o estudo de caso.

- Conclusão.

- Referências.


Normas para Submissão e Publicação


Os artigos devem ser submetidos através do portal da revista. Obrigatoriamente, os autores devem seguir as normas estabelecidas a seguir:

- Formato do artigo: PDF, DOC, DOCX ou RTF – IMPORTANTE: Devido as várias versões de softwares/editores no mercado que geram arquivos nestes formatos, é altamente recomendável que a submissão do arquivo para AVALIAÇÃO seja feito no formato PDF, afim de não sofrer alterações em sua formatação. Para a versão final, é altamente recomendada a submissão do artigo em formato DOC, DOCX ou RTF para facilitar a diagramação da revista, além da submissão como arquivos suplementares das figuras em alta definição, isto é, uma por uma das figuras ou um arquivo compactado (zip, rar, tar.gz, gz) contendo todas as figuras.

- Tamanho do artigo: varia conforme o tipo: 1) Artigos Científicos de 8-10 páginas; 2) Revisões Bibliográficas de 8-12 páginas; e 3) Estudos de Caso de 6-8 páginas. IMPORTANTE: O número de páginas limite para cada tipo de trabalho inclui o texto propriamente dito, figuras, tabelas e referências.

- Materiais anexos: materiais tais como tabelas, gráficos, figuras, devidamente identificados e com correspondência clara no artigo, em formato .jpg, .png, .tiff, .eps ou .pdf. É importante que as imagens tenham alta resolução.

- Título (original): Título na língua escolhida para o texto: Português, Inglês ou Espanhol. Alinhamento centralizado, caixa alta, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14.

- Título (segunda língua): Tíluto na língua do abstract. Centralizado, caixa baixa, itálico, fonte Times New Roman, tamanho 10. IMPORTANTE: Caso o texto for escrito em inglês ou espanhol o Título (segunda língua) DEVE ser escrito em português.

- Autor(es): Nome e Sobrenome de cada autor.

- Filiação(ões):
Informar Departamento/Grupo (se existir), Universidade/Organização, Cidade, País.

- Autor correspondente:
Endereço para correspondência e e-mail do autor principal (primeiro autor).

- Resumo: Apresentação de pontos relevantes, por exemplo, o contexto da pesquisa, questões de investigação ou problemas relacionados, principais objetivos, solução proposta (i.e., o trabalho introduz uma nova técnica, mecanismo, algoritmo, ferramenta, arquitetura?; ou o trabalho discute uma visão geral/pesquisa sobre algum assunto/tópico específico?; ou o trabalho demonstra um estudo de caso, por exemplo, a implatanção de um sistema?), fragmentos de avaliação experimental e seus resultados. Máximo de 250 palavras. IMPORTANTE: Caso o texto seja escrito em inglês ou espanhol, escrever o resumo na língua do artigo. Fonte Times New Roman, tamanho 10.

- Palavras-chave: Até cinco palavras que melhor descrevam o artigo. Elas devem estar contidas no resumo.

- Abstract: Description of relevant points, for example, research context, research issues or related problems, main objectives, proposed solution (i.e., the work introduces a new technique, mechanism, algorithm, tool, architecture?; or it discuss an overview/survey about some specific subject/topic?; or it demonstrates a case-study, e.g., a system implementation?), fragments of experimental evaluation and their results. Maximum of 250 words. IMPORTANTE: Caso o texto esteja escrito na língua inglesa ou espanhola, escrever o abstract na língua portuguesa. Caso o texto esteja escrito na língua portuguesa, escrever o abstract na língua inglesa. Fonte Times New Roman, tamanho 10.

- Keywords: Up to five keywords that best describe the paper. They must be contained in the abstract.

- Figuras, Tabelas, Quadros e Equações: deverão estar no corpo do texto do artigo, identificadas e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. Quanto ao posicionamento das legendas, nas figuras são apresentadas abaixo; nas tabelas e quadros acima; e as equações são ausentes de legendas. No caso das figuras, estas também deverão ser submetidas como arquivos suplementares no momento da submissão da versão final, respeitando os formatos aceitos.

- Citações: deverão seguir as normas ABNT, sendo apresentadas no corpo do texto, identificadas pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) seguida do ano de sua publicação. Por exemplo, Machado (2016). No caso de vários autores (acima de 2) o padrão é sobrenome do autor principal et al. mais o ano de publicação. Por exemplo, Machado et al. (2016).

- Referências: Deverão seguir as normas ABNT. Deverão ser apresentadas na seção Referências, no final do artigo, na ordem de sua ocorrência (momento em que foi inserida) no texto. Por exemplo, a primeira citação no texto é Machado et al. (2016) e a segunda Dupont et al. (2015). Apesar de em ordem alfabética Dupont vir antes de Machado, Machado foi mencionado antes de Dupont durante o texto. Assim, a ordem que estas aparecem na seção de referências é:

Machado, C. C.; Granville, L. Z. ; Schaeffer-Filho, A. . ANSwer: Combining NFV and SDN Features for Network Resilience Strategies. In: 21st IEEE Symposium on Computers and Communication 2016 (ISCC2016), 2016, Messina. Proceedings of 21st IEEE Symposium on Computers and Communication 2016 (ISCC2016), v. 14. p. 134-141, 2016.

Dupont, F. H.; Romitti, L. ; Grassi, F. . Energias renováveis: buscando por uma matriz energética sustentável. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, p. 70-81, 2015.

Por fim, os artigos podem usufruir de elementos opcionais tais como:

- Agradecimentos: Os autores podem informar/agradecer os patrocinadores/financiadores do projeto ou a instituições/empresas onde realizaram o trabalho. IMPORTANTE: Essas informações somente devem estar presentes na versão final, afim de manter o anonimato dos autores e suas instituições durante o processo de avaliação.

- Apêndices: Apontamento para outros trabalhos ou documentos suplementares ou maiores informações que não puderam ser adicionadas ao artigo, talvez por falta de espaço. IMPORTANTE: Manter o cuidado para não identificar os autores através desses itens.

Somente serão aceitos artigos formatados utilizando as indicações no template a seguir:

Template: DOCX


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. O arquivo da submissão para avaliação está em formato PDF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O autor cadastrado conferiu a inclusão correta e completa de todos os integrantes do artigo.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  6. O artigo não faz referência ao nome dos autores (cabeçalho, citações, agradecimentos) preservando o anonimato aos avaliadores e o processo de avaliação duplo cego (double-blind peer review).

  7. A Revista reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos arquivos originais, respeitando o estilo dos autores.

  8. Opiniões, conceitos e afirmações expressos nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

  9. Artigos que apresentam coleta e análise de dados com seres humanos devem destacar no texto o número de aprovação no Comitê de Ética.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta mostra concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta mostra.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subsequente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão estendida em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta mostra.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da mostra.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.