A DIVERSIDADE REGIONAL DO DESENVOLVIMENTO RURAL NO NORDESTE: A MERCANTILIZAÇÃO E A ESTRUTURAÇÃO ECONÔMICA DA REDE XIQUE XIQUE (RN)

Emanoel Márcio Nunes, Andreya Raquel Medeiros de França, Jéssica Samara Soares de Lima, Ionara Jane de Araújo, Lilian de Medeiros Silva

Resumo


O objetivo é destacar a diversificação da agricultura familiar de dinâmicas regionais, a partir da experiência da Rede Xique Xique (RN), especialmente quanto às estratégias de obtenção e utilização dos recursos por parte dos agricultores familiares. A metodologia consistiu na análise comparativa utilizando dados primários de uma pesquisa de campo realizada com 280 famílias de agricultores familiares vinculados a Rede Xique Xique, no Rio Grande do Norte. A hipótese é a de que a dinâmica que escolheu a lógica exógena utilizando mais recursos externos se caracterizou como de elevada mercantilização e estilos de agricultura especializados e dependentes. E a que escolheu o afastamento gradual do mercado preferindo a lógica endógena com o maior uso de recursos internos se configurou, no tempo, mais autônoma e menos vulnerável. Concluindo, buscou-se aqui analisar quais os caminhos trilhados pelos agricultores familiares no interior da Rede Xique Xique, se mais pelo caminho da especialização e dependência, ou mais pelo caminho da diversificação e autonomia relativa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada

 

ISSN: 2527-0613