GRUPO TERAPÊUTICO PARA MÃES E PAIS DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA

Elivaldo Dias Silva Júnior, Luana Maria Ferreira Araújo, Renan Vieira de Santana Rocha

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade apresentar um Relato de Experiência de um grupo terapêutico ofertado para familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Salvador/BA, em formato adaptado, no âmbito de um Estágio Específico em Intervenções Psicológicas, durante a pandemia de COVID-19. O enfoque da intervenção do grupo teve como temática central o autocuidado para estas pessoas, que trazem em seu discurso o entendimento de si quase que tão somente enquanto cuidadoras/es. Os encontros foram realizados exclusivamente em modelo remoto, a partir de chamadas de vídeo, e revelaram os benefícios de poder ofertar, neste período, uma escuta qualificada para familiares de pessoas com TEA, haja posto o recrudescimento da rede de apoio socioassistencial para estas pessoas e suas famílias neste período pandêmico, estimulando o desenvolvimento de projetos de autocuidado e autonomia – e, sobremaneira, evidenciaram também a importância de tal prática na formação de futuras/os profissionais de Psicologia.


Palavras-chave


Grupos Terapêuticos; Família; Autismo; Autocuidado; COVID-19

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.