APRESENTAÇÃO

Eliane Cadoná, Cláudia Reis Flores, Edinara Michelon Bisognin, Loren Aita Riss

Resumo


            A Revista Psicologia em Foco chega ao seu volume nove, número quatorze. Com artigos diversificados, procura apresentar diferentes facetas da Psicologia, bem como o caráter disciplinar que permeia suas discussões. São artigos inéditos que demonstram o quanto esta ciência compromete-se, a cada dia que passa, com assuntos que tranversalizam o cotidiano humano, tanto no que tange às questões macro (a exemplo da mídia, das políticas públicas...) e micro (a exemplo dos pequenos grupos, das relações interpessoais e de tratamento clínico).

            O primeiro artigo desta edição de dezembro intitula-se Corpo e Consumo: a Mídia como Mecanismo de Produção de Modos de Subjetivação, da autoria de Amanda Sprenger, Grazielli Vieira, Morgana Zanini, Sabrina Vigo e Lutiane de Lara. Discute a influência da mídia nos processos de subjetivação contemporâneos, à luz de autores como Zygmunt Bauman, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari.

            O estudo intitulado Instrumentos Psicológicos utilizados para Avaliação do Comportamento de Uso Abusivo de Substâncias, de Gilvane Faccio e Vinicíus Renato Thomé Ferreira materializa-se no segundo artigo apresentado nesta edição. Seu objetivo foi o de investigar instrumentos direcionados à avaliação do uso abusivo de substâncias presentes no site da SATEPSI.

De autoria de Camila Del Pinoe Vinícius Tonollier Pereira, o terceiro artigo apresenta uma revisão integrativa, que caracteriza os benefícios da ludoterapia e do brincar em crianças em tratamento de câncer.  O estudo tem como título Ludoterapia durante o Tratamento contra o Câncer Infantil: Revisão Integrativa de Literatura.

O Diagnóstico do Comprometimento Cognitivo Leve e a Doença de Alzheimer: Reflexões Críticas é o quarto artigo desta edição, da autoria de Denilson Aparecida Leite Freire e Veridiana Silva Nogueira. Apresenta um levantamento dos testes mais utilizados em meio ao diagnóstico do Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) na doença de Alzheimer, analisando ainda sua validade e consistência em relação à realidade Brasileira.

           Fechamos esta edição com mais um artigo, da autoria de José Walter Rego Resende e Raquel Pereira Belo. O trabalho, intitulado Representação Social do Trabalho de Catadores de Caranguejo do Litoral Piauiense traz uma discussão acerca das Representações Sociais construídas a respeito do trabalho desenvolvido por catadores de caranguejo no litoral de Piauí.

           Como é possível perceber, a variedade de assuntos e abordagens teóricas é uma característica dos estudos apresentados na Revista Psicologia em Foco. Que este movimento inspire as práticas de muitos/as profissionais, pautando exercícios desacomodados e reflexivos.

           A todos e a todas, desejamos uma ótima leitura!


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.