A música como instrumento de reinserção social na saúde mental: um relato de experiência

Autores

  • Eraldo Carlos Batista Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Dayane Fernandes Ferreira

Palavras-chave:

Oficina de Música. Saúde Mental. CAPS.

Resumo

Resumo: Trata-se de um relato de experiência da realização de atividades artísticas e musicais de uma oficina de música com usuários de um CAPS no município de Rolim de Moura – RO, por meio do Projeto de Extensão denominado “Quem canta seus males espanta: música, saúde mental e cidadania”. As oficinas ocorreram durante dois meses, distribuídas em oito encontros com duração de duas horas semanais cada. Participaram das oficinas 20 usuários, sendo 13 do sexo feminino e 07 do sexo masculino, com idade entre 10 e 60 anos. A realização das oficinas mostrou-se de relevância na desconstrução de preconceitos e estigmas internalizados social e culturalmente ao longo do tempo pelos participantes. Também evidenciou a necessidade de ações que possibilitam a realização de outras oficinas que possam promover a expressão da singularidade e a subjetividade dos usuários e que, aliadas à clínica, possam servir de instrumento auxiliar na reabilitação psicossocial desses sujeitos.

Palavras-chave: Oficina de Música. Saúde Mental. CAPS. 

Biografia do Autor

Eraldo Carlos Batista, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Bacharel em Psicologia, Especialista em Saúde Mental, Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Rolim de Moura - RO, Professor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Rolim de Moura - FAROL.

Dayane Fernandes Ferreira

Bacharel em Psicologia

Downloads

Publicado

2015-07-11

Como Citar

Batista, E. C., & Ferreira, D. F. (2015). A música como instrumento de reinserção social na saúde mental: um relato de experiência. Revista Psicologia Em Foco, 7(9), 67–79. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/1593

Edição

Seção

Artigos