APRESENTAÇÃO

Eliane Cadoná, Edinara Michelon Bisognin, Loren Aita Riss

Resumo


De acordo com o Dicionário Aurélio, Foco, na área da física, “é um ponto para onde convergem raios luminosos refletidos por um espelho”. Nesta lógica, a Revista Psicologia em Foco chega ao seu sexto volume, número sete, com profundo desejo de que os artigos apresentados possam servir como espelho a profissionais e acadêmicos da área, refletindo, como raios luminosos, novas pesquisas e intervenções.

Como instrumentos de interlocução, oferecemos a você, leitor/a, cinco artigos inéditos. No primeiro, “Avaliação Psicológica no Planejamento de Intervenção Grupal”, Juliana da Silva Carminatti, Fabiana dos Santos Gediel Bernardo e Jefferson Silva Krug discutem a avaliação psicológica como uma ferramenta fundamental a ser adotada na construção de programas de intervenção psicológica.

Na sequência, as autoras Ana Paula Parise Malavolta e Camilla Baldicera Biazus pensam a arte como função de holding aos “ditos loucos” no artigo “O Vínculo Entre Arte, Psicanálise e Loucura: Por um Espaço de Criação e Invenção”.

O terceiro artigo, “Reflexões Sobre a Práxis do Psicólogo em Equipamentos de Acolhimento Institucional: Relato de uma Experiência”, de Ana Paula Melchiors Stahlschmidt, versa sobre o fazer psicológico e suas nuances, especialmente no que tange ao trabalho interdisciplinar, em uma instituição voltada ao acolhimento de crianças e adolescentes.

“Resiliência e Meninos em Situação de Rua: Fatores de Proteção e de Risco”, título do quarto artigo, da autoria de Saulo Santos Menezes de Almeida, Anne Caroline Almeida Silva e Catarina Pina Camandaroba, confirma que o enfrentamento dos fatores de risco e o aproveitamento dos fatores protetivos contribuem na construção de sujeitos resilientes.

Por fim, “Trajetórias do Acompanhamento Terapêutico: A Cidade e a Loucura”, dos autores Pedro José Pacheco e Vilson Carlos Simborski Menezes, corrobora a ideia de que o Acompanhamento Terapêutico, para além de uma política, refere-se a uma prática clínica no contexto contemporâneo.

Considerando que produzir conhecimento constitui para novas e responsáveis formas de fazer Psicologia, agradecemos aos/às autores/as por compartilharem suas experiências conosco e desejamos aos/às leitores/as proveitosa leitura!


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.