APRESENTAÇÃO

Eliane Cadoná, Edinara Michelon Bisognin, Loren Aita Riss

Resumo


É com muito orgulho que chegamos ao sexto volume, número oito, da Revista Psicologia em Foco. Com produções inéditas e diversificadas, que versam sobre pesquisas e práticas no campo da Psicologia, a presente revista compromete-se com a problematização de fazeres, aliados a uma ciência inquieta, pensante e em constante movimentação.

Neste número, o/a leitor/a é convidado/a por Ângela Cândido da Silva e Leticia Horn Oliveira, em seu artigo “Conciliando a Realização Pessoal, o Trabalho e a Família: um Estudo com Mulheres do Interior do Rio Grande do Sul” a discutir a condição da mulher contemporânea que, em meio a suas atividades laborais, de mãe e de dona de casa, enfrenta uma realidade que gera importante discussão no campo da Psicologia.

Na sequência, Mariana Sanches Della Pace de Carvalho e Barbara Maria Barbosa Silva, com o artigo “Estilos Parentais: um Estudo de Revisão Bibliográfica” mapeiam a produção científica nacional que trata dos Estilos Parentais, convidando o/a leitor/a a refletir sobre as produções acerca da temática lançadas a nível nacional em bancos de dados eletrônicos.

Anahy Silveira Freitas Azambuja de Oliveira e Vilson Carlos Simborski Menezes discutem, na sequência, a respeito das práticas psicológicas no âmbito da Psicologia Jurídica, apresentando experiências de estágio em Psicologia focadas no âmbito jurídico, no artigo intitulado “Psicologia e Ciências Jurídicas: Refletindo sobre Práticas Possíveis em Psicologia Jurídica”.

O quarto artigo apresentado neste número, de autoria de Simone Dreher e Amanda Saraiva Angonese, intitulado “Sentimentos Motivadores do Homicídio Passional” descreve um estudo realizado com homens que cumprem pena por homicídio passional, permitindo a inserção e o olhar diferenciado da Psicologia em temáticas polêmicas e que geram opiniões controversas.

Por fim, apresentamos o artigo “Suicídio: a Percepção Familiar Sobre Aquele Que Deu Fim à Própria Vida”, de Pedro Canisio Spies e Crístofer Batista da Costa, que trata de uma pesquisa realizada com famílias, no intuito de investigar sua percepção sobre o suicídio de um de seus membros.

Esperamos que as leituras sejam proveitosas e que gerem bons frutos, seja em relação a pesquisas e/ou a práticas profissionais cotidianas. Agradecemos, por fim, aos/às autores/as que compartilharam suas experiências acadêmicas e profissionais, permitindo a concretização do compromisso da Universidade de socializar com a comunidade suas produções e indagações. Boa leitura!


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.