Apresentação

Eduardo Pelliccioli, Cláudia Androvandi

Resumo


Estamos começando uma nova etapa. É com muita satisfação que apresentamos a primeira edição da Revista Psicologia em Foco. A construção desta edição percorreu um caminho trabalhoso, mas motivante porque a cada passo era uma conquista para que esta etapa da primeira edição pudesse ser concretizada. E aqui estamos dividindo este prazer e alegria com vocês leitores. Pretendemos que ela seja mais um espaço criado para a difusão do conhecimento científico.

O elenco de trabalhos que compõem esta revista constitui material significativo para reflexão e estudo. Há uma variedade de temas:

O primeiro artigo das autoras Anita G. Bernardes e Neuza F. Guareschi problematiza de que modo auxiliares de enfermagem da rede pública de saúde mental tornam-se trabalhadores da saúde mental mediante a relação entre cuidar de si e conhecer a si mesmo. Posteriormente o campo da psicologia jurídica, a importância da avaliação psicológica na prática pericial e um panorama atual das técnicas disponíveis para tais avaliações são explorados no trabalho de Cláudia Androvandi, Adriana J. Serafini, Clarissa M. Trentini e Elisabete Coelho. No artigo A Prática Psicológica do Acompanhamento Terapêutico sob a Perspectiva de uma Articulação Ética, Eduardo Pelliccioli discute as formas pelas quais podemos compreender e situar as práticas psicológicas e o Acompanhamento Terapêutico a partir de uma discussão no campo da ética, tomando o processo da Reforma Psiquiátrica no Brasil como um importante balizador para este debate. Disponibilizar duas perspectivas teóricas que são passíveis do trabalho na área organizacional para psicólogos e gerentes é a proposta do artigo de Domingos L. Palma. Uma pesquisa sobre a Síndrome de Burnout em profissionais que atuam em órgãos de saúde pública no setor de atendimento de urgência é relatada por Adriane Cornelius e Mary Sandra Carlotto. A revista encerra com o artigo de Leandro da Fonte Feix e Loreci Menna Barreto que apresenta uma revisão teórica sobre o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) com um caso clínico ilustrativo, envolvendo o diagnóstico co-mórbido de depressão maior. Não poderíamos deixar de agradecer a colaboração das acadêmicas de Psicologia da URI Eliane Cadoná, Fernanda Cerutti e Mariana Alievi Mari no apoio técnico, que contribui providencialmente para o fechamento deste primeiro volume.

Esta primeira edição da revista é a concretização de uma caminhada importante que o nosso curso está fazendo, buscando um crescimento constante e pretendemos que ela seja um meio de comunicação com produções consistentes que enriqueçam a todos os leitores.

Desejamos a todos boa leitura.

 

Cláudia Androvandi

Eduardo Pelliccioli

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.