SOUSÂNDRADE E AUGUSTO DOS ANJOS: RELEITURAS NO SÉCULO XXI

Roseméri Aparecida Back

Resumo


O trabalho com o texto poético em sala de aula tem se tornado uma árdua tarefa no século XXI. Em geral, não há mais o hábito da leitura; mas do texto poético está cada vez mais precário e insuficiente. Isso se deve, em grande parte, porque na maioria das vezes o leitor, aluno ou professor, desconhece as formas de leitura da poesia. Assim, o objetivo deste trabalho é oferecer novas possibilidades de leitura para o texto poético, a partir de alguns poemas de Joaquim de Sousa Andrade e Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, cujos escritos necessitam de várias leituras para que se possa compreendê-los, interpretá-los e aplicá-los. É preciso acolher esses textos poéticos, a fim de que nos sensibilizem, provoquem emoções, impressões ou reflexões. Como referências, foram usados alguns conceitos de Jauss e Cortez & Rodrigues.

SOUSÂNDRADE Y AUGUSTO DOS ANJOS: RELECTURAS EN EL SIGLO XXI

El trabajo con el texto poético en sala de clase se ha convertido una tarea ardua en el siglo XXI. No hay más el hábito de la lectura en su totalidad, pero del texto poético está cada vez más precario y escaso. Eso ocurre, en gran parte, porque la mayor parte del tiempo el lector, el alumno o el profesor, no conoce las formas de lectura de la poesía, tanto de parte del alumno cuanto de parte de los profesionales de la educación. Así, el objetivo de este trabajo es ofrecer nuevas posibilidades de lectura para el texto poético, a partir de algunos poemas de Joaquín de Sousa Andrade y Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, cuyos escritos necesitan varias lecturas de modo que se pueda entenderlos, interpretarlos y aplicarlos. Se vuelve necesario recibir esos poemas, de modo que sensetizen, provoquen emociones, impresiones o reflexiones. Como referencias, se utilizó algunos conceptos de Jauss y de Cortez y Rodrigues.


Palavras-chave


Literatura. Poesia. Leitura. Sousândrade. Augusto Dos Anjos.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.