A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKY

Fernando de Moraes Gebra

Resumo


O presente artigo discute o ritual de autoconhecimento e o processo de desdo-bramento de personalidade da personagem Nina, do filme Cisne negro (2010), dirigido por Darren Aronofsky. A teoria do duplo, proposta por Sigmund Freud, Otto Rank e Clément Rosset, permite observar como os desdobramentos de pessoa, espaço e tempo (categorias da semiótica discursiva) operam na construção identitária do sujeito na sua relação com o siste-ma social em que está inserido. Apesar de o estudo se centrar em uma narrativa fílmica, as contribuições da literatura e da teoria literária são fundamentais, à medida que a representação dos processos mentais de Nina e a desagregação de sua personalidade fazem parte das mu-danças estruturais presentes no romance moderno, estudado por Anatol Rosenfeld. Conside-ramos as hipóteses de trabalho desse teórico da literatura no que se refere ao “espírito unifica-dor entre as artes” para relacionar as dissoluções na estrutura do romance moderno com as técnicas empregadas no filme Cisne negro, ambas resultantes do processo de fragmentação das identidades.

DISASSEMBLY OF HUMANS AND THE TECHNIQUES OF MODERN NOVEL AT THE MOV-IES: THE DOUBLE IN BLACK SWAN, BY DARREN ARONOFSKY

This article discusses the ritual of self-knowledge and the process of unfolding the personality of the character Nina, in the film Black Swan (2010), directed by Darren Aro-nofsky. The theory of the double, proposed by Sigmund Freud, Otto Rank and Clément Ros-set, allows us to see how the ramifications of person, space and time (categories of semiotic discourse) operate in the identity construction of the subject in its relation with the social sys-tem in which is inserted. Although the study focuses on a filmic narrative, the contributions of literature and literary theory are essential, as the representation of mental processes of Nina and the fragmentation of her personality are part of the structural changes present in the mod-ern novel, studied by Anatol Rosenfeld. We consider the assumptions of this theoretical work in literature that refers to "the unifying spirit of the arts" to relate the dissolution in the struc-ture of the modern novel with the techniques employed in the film Black Swan, both from the process of fragmentation of identities.


Palavras-chave


Cisne negro. Duplo. Ilusão. Semiótica. Identidade.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.