A IMAGEM DE CABELEIRA NOS ENGENHOS DA FAMÍLIA DE JOÃO CABRAL

Éverton Barbosa Correia

Resumo


Embora João Cabral de Melo Neto tenha escrito sobre a cidade do Recife, identificando-se, por isso, como um poeta urbano, muito de sua experiência com o seu estado natal advém do contato com a vida agrária, o que também resultou em boa parte de sua produção. Analisando o poema “Por que prenderam „o Cabeleira‟”, coligido no livro Agrestes, explora-se uma nova imagem do autor, espelhada pela figura de Cabeleira – símbolo seminal do discurso regionalista – encravado nos arredores das propriedades de sua família. Embora o Cabeleira seja usualmente associado a Franklin Távora, afigura-se a possibilidade de observar aquela persona histórica e também o regionalismo sob uma nova perspectiva, em que elementos de localismo são lidos pelo escopo da memória familiar ao invés de tomar a personagem como índice de algum projeto estético, solidamente enraizado na região.

CABELEIRA‟S IMAGE IN THE PROPERTIES OF THE FAMILY OF JOÃO CABRAL

Although João Cabral de Melo Neto has written about Recife city, identifying themselves, therefore, as a poet urban, much of their experience with your home state comes from contact with the agrarian life, which also resulted in good part of their production. Analyzing the poem "Por que prenderam' o Cabeleira'", collected in the book Agrestes, it is intended to explore a new image of the author, mirrored by the figure of Cabeleira – seminal symbol of speech regionalist – wedged on the outskirts of the properties of your family. Although the Hair is usually associated with Franklin Távora, there is a possibility of observing that historical persona and regionalism also under a new perspective, in which elements of localism are read by the scope of family memory rather than take the character as an index of some design aesthetic, solidly rooted in the region.


Palavras-chave


Literatura comparada. Regionalismo. Franklin Távora. João Cabral de Melo Neto. Memória

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