LEITURA-EXPERIÊNCIA E NARRATIVAS SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Carlos Marcelo Cavalheiro Félix, Sandra Monteiro Lemos

Resumo


O presente artigo descreve alguns dos conceitos de leitura, experiência e narrativa explorados em uma dissertação de mestrado. O estudo evidencia o modo como as leituras-experiências integram as narrativas dos professores da Educação do Campo. A pesquisa fundamenta-se em Foucault (2017), Larrosa (2002/2004) e Lispector (2013/2014), possibilitando reflexões, explicitando, assim, a necessidade de tecituras de memórias que atravessam as experiências da docência do Campo. Metodologicamente, o estudo se utilizou de uma bricolagem, por caracterizar-se como pesquisa com abordagem pós estruturalista, que transita no espaço aberto das diferenças. Os resultados apontam para os seguintes tópicos: descrição de alguns conceitos de leitura, experiência e narrativa sob a perspectiva da Educação do Campo; questões sobre subjetivação, as quais perpassam as “leituras-experiências” e as narrativas que compõem as memórias dos professores do Campo e; a experiência leitora enquanto narrativa potente e transformadora.


Palavras-chave


leitura; experiência; subjetivação; narrativa.

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