A CORROSÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL: O TENSIONAMENTO ENTRE ESTADO E POLÍTICAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik

Resumo


Os dados do Censo da Educação Superior de 2022 (Brasil, 2023) mostram que, do total de 1.669.911 matrículas nos cursos superiores de licenciatura, 1.071.858 estão concentradas na modalidade a distância. A priorização dos fins lucrativos, em detrimento de valores acadêmicos, são fatores que colocam as licenciaturas sob a égide da lógica empresarial. Partindo da questão norteadora “qual é o impacto do avanço da lógica neoliberal, atrelada a um Estado omisso, na concepção e na organização dos cursos de licenciatura?”, o presente artigo objetiva analisar como a lógica do mercado se infiltra nos processos formativos de docentes, de modo a corroer a ideia de formação crítica e emancipadora. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados mostram como o avanço do neoliberalismo se faz por diversas vias, seja na organização das instituições de educação superior, seja nas políticas educacionais, seja na reorganização das escolas que passa a exigir professores passíveis de quantificação, seja na substituição dos conteúdos por competências.

Palavras-chave


cursos superiores de licenciatura; neoliberalismo; educação a distância; desmonte da formação docente.

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