APRENDIZES DA CARNE: A ANTROPOFAGIA EM “OLHAR”, DE RUBEM FONSECA E HANNIBAL, DE RIDLEY SCOTT

Fabiane Renata Borsato, Ranne Parreira Penhafort, Romilto Tomaz Ribeiro Junior

Resumo


O estudo do conto “Olhar”, da obra Romance Negro e Outras Histórias, de Rubem Fonseca e de Hannibal – o filme, de Ridley Scott aponta a antropofagia como traço da arte contemporânea. No conto, encontramos o narrador confidenciando sua condição de aprendiz da estética da carne; no filme, Dr. Lecter é mestre e aliciador daqueles que considera aptos ao desenvolvimento da alteridade por meio do rito antropofágico. Aprendiz e mestre apresentam semelhanças, especialmente em relação a hábitos e preferências culturais, mas a análise demonstra que o objetivo antropofágico das personagens é distinto. Enquanto o narrador do conto aprende a antropofagia orgânica e estética, Hannibal adota a antropofagia terapêutica, com o objetivo de higienizar a sociedade de seus seres ignóbeis.

FLESH LEARNERS: THE ANTHOPOPHAGY OF THE GAZE IN RUBEM FONSECA´S “OLHAR” AND RIDLEY SCOTT´S HANNIBAL

The analysis of Rubem Fonseca´s “Olhar”, collected in his Romance Negro e Outras Histórias, and of Ridley Scott´s Hannibal- the film suggests anthropophagy as a trait in contemporary art. In Fonseca´s short story, the narrator confides us his condition of learner of the aesthetics of the flesh; in the movie, Dr. Lecter teaches those he judges to be fit to the anthropophagic ritual. Learner and master present similarities, especially in relation to habits and cultural preferences, but analysis shows that their anthropophagic goal is diverse. While the short story’s narrator learns organic anthropophagy and aesthetics, Hannibal adopts therapeutic anthropophagy, having as his goal to hygienise society from its ignoble beings.


Palavras-chave


Antropofagia. Rubem Fonseca. Hannibal.

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