ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PROVOCAÇÕES SOBRE O BILDUNGSROMAN: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO ROMANCE DE DESENVOLVIMENTO E AO ROMANCE DE EDUCAÇÃO

Milena Hoffmann Kunrath

Resumo


O presente artigo propõe-se a oferecer uma explanação sobre o Bildungsroman  e a comparar dois conceitos aproximados, que às vezes geram designações equivocadas, a saber, o Romance de Desenvolvimento e o Romance de Educação. É sabido que, salvo exceções extremas, não existe gênero, ou neste caso subgênero, puro. Dessa forma, o romance pode apresentar diversas influências. Apresenta-se então a dificuldade de classificar romances com a temática da formação. O Bildungroman, por fazer parte do cânone, permite seu questionamento. Para tanto, será apresentado um exemplo de obra, O Tambor de Günter Grass,  que questiona o romance de formação tradicional e gera uma produtiva discussão no meio da crítica literária alemã. 

 


Palavras-chave


Bildungsroman. Günter Grass. Crítica Literária

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.