A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Gabriela Rodella de Oliveira, Natália Bortolaci

Resumo


Este artigo tem como objeto as relações entre a literatura e a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O texto tem como objetivo defender e justificar a necessária presença de textos literários desde o começo do processo de alfabetização das crianças, apoiado na experiência prática da constituição de bibliotecas de sala, do desenvolvimento de círculos de leitura e da formação de comunidades leitoras na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Como perspectiva teórica, parte-se do conceito de prática cultural, de Roger Chartier, das relações entre oralidade e alfabetização, pensadas a partir de Claudemir Belintane, das comunidades leitoras, apoiadas em Marlène Lebrun, e da definição de literatura como direito e como organizadora do caos, desenvolvida por Antonio Candido.

Palavras-chave


Formação de Leitores; Comunidade Leitora; Leitura Literária

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