MEMÓRIAS DO CÁRCERE: UM CÁRCERE DE MEMÓRIAS

Joyce Rodrigues Silva Gonçalves

Resumo


Este trabalho, tendo como objetivo analisar a obra Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, pretende fazer um recorte temático em torno da escrita autobiográfica e da experiência vivida pelo autor na prisão nos anos de 1936 e 1937. A obra é uma das mais nítidas representações da violência na literatura brasileira do século XX, e, portanto, cabível de análise também a partir dessa perspectiva. Será abordada ainda a questão da possível ficção
autobiográfica em alguns momentos da narrativa e seus desdobramentos no registro de seu relato de testemunho. Dez anos após ter vivido a experiência do cárcere, Graciliano Ramos se põe a escrever seus relatos autobiográficos de forma ímpar, deixando para a sociedade e para a literatura brasileira um texto que vai além do trabalho literário e torna-se um importante documento histórico em relação ao período da ditadura getulista.

Palavras-chave


Autobiografia. Ficção autobiográfica. Violência de Estado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.