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Chamada Literatura em Debate: v.14, n. 26, janeiro-julho de 2020

 Literatura, tecnologias e internet: a educação literária em contexto digital

As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e o surgimento de computadores, tablets e celulares, segundo Pierre Lévy (2019), um dos mais importantes filósofos da atualidade na área de Ciências Humanas, mudaram o sistema de comunicação na sociedade, o que impulsiona uma transformação na cultura e na civilização. Nesse contexto, Lévy acredita que é preciso discutir e pesquisar sobre como a comunicação digital pode favorecer o desenvolvimento do que chama de “inteligência coletiva”, alicerçada na ideia de que computadores, internet, redes sociais, por exemplo, podem ampliar a memória de saberes e capacidade racional dos sujeitos. A biblioteca física do passado, como memória de estudos amplos e variados, é a internet hoje, ressalta o filósofo, e cabe aos pesquisadores contemporâneos a habilidade de transformar esses dados em conhecimento.

Outrossim, os recursos das tecnologias digitais implicam novas formas de leitura, linguagem, escrita e produção de sentido para os textos que são disponibilizados em rede. Textos literários, por exemplo, são postados integral ou parcialmente na internet. Leitores especializados e não especializados na análise literária comentam sobre prosa e poesia, criam blogs para tratar de leitura literária, páginas em redes sociais para divulgar textos, lançam canais para discutir literatura. Professores têm acesso amplo a materiais didáticos digitais para abordar literatura na sala de aula, podem, com um simples acesso à rede, disponibilizar aulas sobre os mais variados temas, distribuir leituras, instituir debates mediados pelas TDIC’s. Nesse cenário, no campo específico dos estudos sobre literatura, alguns questionamentos são relevantes: As TDIC’s ampliam a habilidade de leitura do texto literário ou apenas maximizam a oportunidade de contato com os textos? Como promover a leitura literária e a educação literária no contexto digital em que muitas vezes o gênero literário disputa o mesmo espaço que outros gêneros, considerados menos complexos no processo de construção de sentido do texto? Como explorar a diversidade de recursos que as tecnologias digitais oferecem para promover a formação de leitores de literatura e despertar o gosto pela arte literária?

Considerando isso, este dossiê acolhe estudos acadêmicos sobre Literatura, tecnologias e internet, com o foco na discussão sobre a educação literária em contexto digital, buscando promover uma reflexão em dois campos básicos de conhecimento, literatura e educação. Nesse sentido, esperam-se trabalhos que refletiam sobre as diversas formas de abordagem das relações entre leitura literária e internet, em artigos que podem contemplar propostas de discussão a respeito dos seguintes temas:

1) concepções teóricas acerca da leitura literária e do perfil do leitor de literatura na era digital;

2) influência da internet na formação do leitor de literatura;

3) tendência de autores e obras abordados em blogs e canais sobre literatura na internet;

4) revisões bibliográficas sistemáticas sobre transformações dos suportes de leitura de literatura ao longo dos tempos;

5) mapeamentos sobre TDIC adotadas em ensino de literatura;

6) discussões teórico-metodológicas atinentes às discussões sobre a exploração de TDIC’s na educação literária;

7) discussões sobre literatura na internet e literatura em suporte eletrônico, como ebook;

8) papel de professores-leitores na formação de leitores de literatura na era digital.